Copa Sul

A história da Copa Sul

Noel Rodrigues Moreira, criador da Copa Sul e um dos principais representantes da sinuca no sul do país, realizando diversas apresentações em várias localidades da região sul, como Camburiú (SC), Lajes (SC), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Joinville (SC), Porto Alegre (RS), Esteio (RS), Passo Fundo (RS), e mais de 20 cidades do estado do Paraná, desde 1991.

E após ter conseguido o Título de Campeão Brasileiro em 2000, pensou em realizar um evento sempre na primeira quinzena de Dezembro que pudesse homenagear todos os estados do Sul do País, reunindo atletas e amantes da sinuca, evento este, que, por ser o último do ano no calendário nacional encerraria com chave de ouro o ano para os atletas deste esporte.

Um evento que trás a Curitiba todo ano desde a primeira edição em 2001, uma atração especial para delírio do público que comparece em massa. No primeiro ano o próprio “Noel” (um dos melhores do país) realizou jogadas e partidas de exibição.
A segunda edição do evento teve como principal atração a presença do mestre “Rui Chapéu”, já na sua terceira edição quem engrandeceu o evento foi o Argentino “Valter Gerboni” (Campeão Mundial de Trick Shot em 1994), internacionalmente conhecido por suas inacreditáveis tacadas de exibição.

E não há como negar que o Torneio já consagrou atletas como Bozzinha (Campeão Brasileiro Juvenil), Rafael Gusso que é Campeão Brasileiro Mirim e com 15 anos de idade conquistou um vice-campeonato na terceira edição e também traz atletas de nomes conhecidos como: Rodrigo Turmina que é Campeão Brasileiro Juvenil e Campeão Brasileiro de Nine-Ball em 2004, O Penta-campeão Gaúcho e terceiro colocado no 1º Campeonato Sul Americano de Snooker “Tuzinho”, O também Campeão Gaúcho “Goiano”, o Bi-campeão Paranaense e Campeão Brasileiro Interclubes 1997 “Gugu”, Fábio Gusso Bi-Campeão Paranaense, Paulo de Tarço “Paulinho” e “Fabinho” vencedor da primeira edição,

Hoje, já não restam dúvidas de que é o maior Torneio de Sinuca do Sul do País, recebendo todo ano um total de 64 atletas com 16 pré-classificados sendo: os quatro melhores jogadores de cada estado (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e os quatro primeiros classificados na edição anterior do torneio.

O torneio é realizado de acordo com os padrões e regulamentos da CBBS (Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca) utilizando Mesas e Bolas oficiais, Árbitros, Marcadores, Comissão Técnica, Troféus, Premiação e atletas devidamente uniformizados. Como forma de incentivo aos atletas a direção do Noel Snooker Bar responsável pela realização e organização do evento esta buscando conseguir junto a CBBS, que o torneio tenha vagas para competições nacionais.

Todos os campeões e maiores tacadas da Copa Sul Noel Snooker
17ª Copa Sul
16ª Copa Sul
14ª Copa Sul
13ª Copa Sul
12ª Copa Sul
11ª Copa Sul
10ª Copa Sul
9ª Copa Sul
8ª Copa Sul
7ª Copa Sul
6ª Copa Sul
5ª Copa Sul
4ª Copa Sul
copa_sul_4_6
3ª Copa Sul
2ª Copa Sul
1ª Copa Sul